Atrair clientes é o primeiro passo na estratégia de vendas de qualquer empresa. Mas não basta apenas conseguir a primeira venda. Cultivar esses relacionamentos é o próximo passo crucial para fazer com que os clientes voltem sempre.
A retenção de clientes – ou a taxa na qual os clientes permanecem em sua empresa durante um período de tempo – pode ter um grande impacto em seus resultados. Apenas um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento de 25 a 29% na receita! Melhor ainda, custa muito menos reter um cliente do que atrair um novo. Clientes leais e de alto valor podem fornecer lucro consistente e ajudar no tremendo crescimento dos negócios.
Apesar desses resultados, apenas 18% das empresas se concentram nos esforços de retenção de clientes. Se você não está cuidando de seus clientes, está deixando dinheiro na mesa. Para ajudar sua empresa a permanecer na vanguarda das mentes dos consumidores e criar fidelidade de longo prazo, considere a implementação dessas táticas de retenção de clientes.
Responder a comentários
Plataformas como Google, Facebook e Yelp são locais populares para os clientes deixarem comentários. Quando um cliente reserva um tempo para avaliar sua empresa, é importante que você reserve um tempo para responder. Uma resposta personalizada demonstra que sua empresa se preocupa com o relacionamento com os clientes.
As empresas têm muito a aprender com avaliações positivas e negativas, e responder ajuda o cliente a saber que você está prestando atenção a esse feedback. Agradeça a cada cliente que deixa uma avaliação positiva. Se um cliente deixar uma crítica negativa, peça desculpas e encontre maneiras de corrigir isso. Se você trabalhar para reparar o relacionamento, os clientes podem estar dispostos a dar outra chance ao seu negócio.
Responder às avaliações não apenas melhora a retenção de clientes, mas também ajuda na aquisição de clientes. As respostas aumentam sua credibilidade e reputação positiva com clientes em potencial que podem estar considerando uma compra. As pessoas gastam 50% mais dinheiro com empresas que respondem regularmente às avaliações, portanto, essa é uma ótima forma gratuita de marketing para capitalizar.
Enviar cartões de agradecimento
Assim como responder a avaliações, enviar cartões de agradecimento aos clientes mostra que você os aprecia por apoiar seus negócios. É uma maneira simples de ir além e pode diferenciá-lo de seus concorrentes. Os cartões de agradecimento escritos à mão são mais adequados para empresas orientadas a serviços que retêm informações do cliente.
Se você tem um grande banco de dados de clientes, não é realista escrever notas de agradecimento para todos eles. Nesse caso, segmente consumidores de alto potencial ou alto valor. Por exemplo, você pode enviar notas de agradecimento a novos clientes após a primeira compra. Clientes recorrentes são bons candidatos a notas de agradecimento se gastarem uma determinada quantia em um determinado ano ou se estiverem comemorando um marco ou aniversário importante. Reconhecer essas coisas ajudará seus clientes a se sentirem especiais e garantirá que eles não sejam apenas um número para sua empresa.
Executar campanhas de incentivo por e-mail
O e-mail é uma maneira barata de manter contato com um grande grupo de clientes ao longo do tempo. Pode não ser tão personalizado quanto um agradecimento escrito à mão, mas as campanhas de e-mail manterão sua empresa em destaque e ajudarão a demonstrar seu valor contínuo.
Personalize suas campanhas de e-mail o máximo possível para atender às necessidades do cliente. Você pode agrupar clientes por setor ou compras anteriores para adaptar o conteúdo. Forneça recursos educacionais, vídeos, dicas, ideias ou outro conteúdo útil além de apenas uma mensagem de vendas. Considere quais problemas seus clientes podem estar enfrentando e encontre maneiras de resolvê-los.
Certifique-se de que suas campanhas de e-mail sigam a boa etiqueta comercial. Você não deseja enviar spam aos clientes e forçá-los a cancelar a assinatura. Use seus dados para determinar uma frequência apropriada de e-mails para que você permaneça relevante, não irritante.
Dependendo do seu público-alvo, você também pode nutrir clientes por meio de campanhas de mensagens de texto. Use as mesmas regras das campanhas de e-mail: certifique-se de obter a permissão do cliente para enviar mensagens de texto, não envie mensagens com muita frequência e forneça valor com suas mensagens em vez de enviar textos de vendas com spam.
Enviar mala direta
O correio físico é uma maneira comprovada de nutrir clientes. Por natureza, receber correspondência parece mais pessoal do que ser alvo de táticas de marketing digital. As malas diretas podem até ser personalizadas usando dados variáveis.
Considere as maneiras mais eficazes de atrair a atenção de seus clientes por e-mail. Pode ser tão simples quanto um cartão postal ou tão complexo quanto um agBox personalizado com brindes de negócios e uma tela digital dentro.
Não importa qual forma de mala direta você usa, não envie e-mail só porque sim. Você deseja atingir seu público com mensagens-chave ou chamar a atenção deles em determinadas épocas do ano. Por exemplo, envie um cartão postal para lembrá-los de agendar um compromisso anual ou envie uma caixa de férias com a marca no inverno. Certifique-se de que a chamada à ação esteja clara em cada peça.
Dê presentes durante todo o ano
Todo mundo adora ganhos úteis. Dar presentes aos clientes adiciona uma camada extra de valor ao seu negócio. Além disso, os produtos promocionais de marca servem como lembretes tangíveis de sua empresa.
Crie uma estratégia de presentes bem pensada que atraia os clientes. Você pode enviar presentes surpresa em um lançamento importante ou perto das festas de fim de ano, o que fará com que os clientes saibam que você está pensando neles. Ou você pode oferecer um presente com a compra na loja para incentivar os clientes a visitá-lo.
O céu é o limite com brindes promocionais. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que é um produto de qualidade que reflete positivamente sua marca e seus valores.
Organize um evento para o cliente
Os eventos para clientes reúnem seus seguidores mais leais para celebrá-los e celebrar sua empresa de uma maneira divertida e memorável. Você pode organizar uma festa de lançamento de um novo produto, um “almoço e aprendizado” para ensinar algo novo, uma arrecadação de fundos ou simplesmente um evento de valorização do cliente. Se você quiser ir ainda mais longe, adicione outro nível de exclusividade e valorização, oferecendo descontos ou presentes apenas para clientes.
Esses eventos fazem com que as pessoas se sintam mais conectadas com sua marca e o que ela representa. Também humaniza o seu negócio e dá aos clientes a oportunidade de conhecer as pessoas por trás da sua marca. Essas coisas podem aumentar a fidelidade do cliente e transformar clientes recorrentes em campeões da marca.
A retenção do cliente começa com cuidado
Além de gostar de seus produtos ou serviços, os clientes querem se sentir valorizados e compreendidos pelas empresas que frequentam. Ao implementar uma estratégia multifacetada de retenção de clientes, você provará que se importa com seus clientes e garantirá que eles o visitem novamente.
Se for hora de imprimir cartões de agradecimento, enviar mala direta, dar brindes promocionais e criar campanhas de e-mail para nutrir seus clientes, entre em contato com a AlphaGraphics para começar hoje mesmo.